Porto de Galinhas – Pernambuco

dudy
Postado em:
11/09/2010 - 13:50

“Aqui até a tristeza pula de alegria”, esta frase resume o nordeste brasileiro. Há uma vibração diferente por lá, talvez seja pelo sol radiante o tempo inteiro ou pelas belezas naturais que cintilam a todo instante em nosso olhar.

Porto de Galinhas faz parte disso tudo, é a segunda vez que me deleito por essas areias brancas e sempre saio de lá com vontade de voltar.

Um lugar pequeninho, cheio de charme, com pessoas de diversos lugares do mundo que buscam passar dias de nada pra fazer com muito sol e banho de mar quentinho. Mas se a ideia é se movimentar, existe programações e coisas interessantes sim, é só escolher...

- Aproveite a maré baixa para fazer um passeio de jangada na praia de Porto de Galinhas (centro da vila) em meio aos corais, onde se formam piscinas naturais, ótimas para banhos e prática de snorkel, você verá cardumes e diversos peixinhos coloridos.

- No centrinho tem várias opções de gastronomia, desde a famosa tapioca até opções de gastronomia internacional. O Restaurante Peixe na Telha já fez história em Porto de Galinhas, prove o Peixe Belle Roselis – filé de peixe grelhado com crosta de castanha de caju e camarões na manteiga, arroz com perfume de canela e batata noisette. Hum, delícia! Todos os pratos são servidos em telhas mesmo, vale provar!

- A hospedagem também agrada qualquer bolso, de pousadas modestas a Resorts Internacionais, você terá várias opções de escolha e conforto.

- Tire um dia para o passeio à Ilha de Santo Aleixo, uma  Van levará até o Pier de Guadalupe para embarcar em um Catamarã até a Praia dos Carneiros, no caminho tem um pouco de história sobre a Batalha do Reduto no século XVII entre Portugueses e Holandeses, tem parada para banho de lama, diz tonificar e dar um up na pele (tipo uma argila clara) e banho em piscinas naturais para tirar a lama.

Chegando lá, a dica é dar uma caminhada pela beira da praia antes de escolher o lugar para almoçar, pois o pessoal dos passeios tem “acertos com os restaurantes”, mas você não é obrigado a almoçar no que eles indicam, fique ligada. A nossa escolha foi o Bora-Bora na ponta da ilha, astral e comida boa. Depois do almoço, dê uma caminhada até uma igrejinha do século XVIII, se estiver com preguiça de caminhar ou o tempo for curto, vá de carroça, a Olga era uma elegante égua com chapéu e tudo que nos levou até lá. Na volta o Catamarã para nos arrecifes para mais um mergulho, se  a maré estiver baixa e o mar calminho, os peixes coloridos farão a festa.

- Em outro dia, alugue um buggy e faça o passeio de ponta a ponta. Comece pela praia de Muro Alto, considerada a segunda maior piscina natural do mundo. Um lugar delicioso, para pegar praia e mergulho rasinho sem onda. Depois conhecerá Maracaípe, famosa pela prática de surf e kitesurf, há sempre campeonatos rolando por lá. A outra parada será no Rio Maracaípe, lá o banho é em águas bem tranqüilas e dá pra almoçar dentro da água, vale provar as lagostinhas. Depois faça o passeio de jangada, que irá passar pelo mangue e pelo berçário de cavalos marinhos, os jangadeiros mergulham fundo e trazem os cavalinhos para que sejam admirados em vidros, logo voltam para a água...

- À noite, os passeios ficam pelo centrinho da Vila de Porto de Galinhas, há muito artesanato e coisas interessantes para olhar e comprar. Há alguns lugares fofos para sentar e ver a movimentação, poucos com música ao vivo. E dependendo de onde ficar hospedado haverá programação dia e noite, cuidado para não retornar mais cansado do que foi hehe...

- Há também uma trilha ecológica-histórica com saída na Praia de Maracaípe, passando por uma prainha no manguezal e pontos históricos como uma antiga casa de farinha, a Igreja, o Mirante do Outeiro e um engenho, quem estiver no pique se informe, eu tava mais para sombra e água fresca na semaninha que passei por lá.

Porto de Galinhas, foi eleita pela nona vez a melhor praia do Brasil. Está há 60 km do aeroporto de Recife, tem 18 km de praias com areias branquinhas, com coqueiros por todos os lados e muita água cristalina e morninha. É um convite ao paraíso, aproveite!

Compartilhe